12/02/2026 15h52 - Atualizado em 12/02/2026 15h57

ALUNA DO CEET GIUSEPPE ALTOÉ AVANÇA EM EDITAL DE INCUBAÇÃO COM PROJETO DE MONITORAMENTO AMBIENTAL

A estudante do Curso Técnico de Informática do CEET Giuseppe Altoé, Milena Vicente da Silva, segue se destacando no ecossistema de inovação. Além de aluna e empreendedora, Milena também é mãe e concilia estudos, responsabilidades familiares e o desenvolvimento do próprio projeto. Seu trabalho, o Geo_MDVA_IA, foi aprovado na etapa de inscrição do Incuba Espaço (Batch 27) e agora está na fase de pré-seleção.

A oportunidade chegou por meio da professora e coordenadora do curso, Carolina Passoni, que apresentou o edital e incentivou a estudante a verificar se sua proposta se enquadrava nos desafios do programa. “Eu fiquei sabendo do projeto porque a professora e coordenadora do Curso Técnico de Informática, Carolina Passoni, mandou um link e mandou eu ver se o meu projeto se encaixava”, contou Milena.

Segundo a aluna, a inscrição já funciona como uma etapa classificatória. “Eles avaliam se você se enquadra nos quatro desafios e o meu projeto se enquadrou em dois dos quatro desafios, então ele foi selecionado na inscrição para pré-seleção”, explicou.

O que é o Geo_MDVA_IA

O Geo_MDVA_IA é uma solução inteligente voltada ao monitoramento ambiental, capaz de detectar precocemente desmatamento, deslizamentos e alterações no território. A proposta integra sensores, geolocalização, visão computacional e inteligência artificial para analisar o ambiente em tempo real e gerar relatórios automáticos de risco, apoiando decisões estratégicas e ações de prevenção e preservação.

Na pré-seleção, os participantes passam por encontros online e presenciais e cumprem entregas previstas no edital. “Já aconteceu o primeiro encontro online e o primeiro encontro presencial. Agora a gente está na etapa de mandar o link até o dia 2 de março e esperar o resultado que é dia 30 de março”, detalhou.

Sobre a vivência no encontro presencial, Milena destacou a força do ambiente colaborativo: “Estar ali, presencialmente, olhando nos olhos de outras pessoas que também estão construindo sonhos… fez toda a diferença”. Para ela, a experiência trouxe ainda mais clareza sobre o caminho do projeto: “Saí do encontro com mais clareza, mais motivação e ainda mais responsabilidade sobre o que estou construindo”.

Além do avanço no edital, a trajetória de Milena também evidencia sua participação ativa na vida acadêmica do CEET. A estudante é integrante do time de robótica, por meio da SECTI – Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional. Com a Equipe Robot-G, da Incubadora Germinare, participando de competições com o time em níveis estadual e nacional.

Caso avance para a fase de incubação no Incuba Espaço, Milena poderá acessar benefícios como eventos nacionais e internacionais e aproximação com cliente âncora, ampliando as oportunidades de validação e crescimento do Geo_MDVA_IA.

A conquista reforça a importância do apoio institucional do CEET, da Incubadora Germinare e da atuação de educadores que conectam estudantes às oportunidades, além do protagonismo da aluna, que desenvolveu sua solução de forma independente e decidiu alçar novos voos no empreendedorismo.

Junior Bastianele

Comunicação Institucional